Apresentação de Trabalhos de Cursistas
O IV Curso de Inverno em Biologia Evolutiva da UFRGS terá um espaço aberto para apresentação de trabalhos dos participantes de edições anteriores.
A ideia é que com base na experiência e no conhecimento discutido no curso os participantes criassem uma proposta de ensino relacionada à evolução biológica. Além de propostas de ensino, também estariam abertas discussões de projetos de pesquisa a que o participante faz parte, desde que o curso tenha repercutido em algum sentido na pesquisa em questão.O convite, portanto, foi feita para todos: professores que desenvolvem atividades sobre evolução no ensino básico e superior; alunos de licenciatura com propostas didáticas diversas (jogos, vídeos, textos, etc...); alunos de bacharelado que pretendem fazer divulgação científica sobre evolução; alunos de graduação e pós-graduação que repensaram a sua pesquisa a partir do curso, etc..
Aqui estão breves descrições dos trabalhos e projetos que nos foram enviados e que serão apresentados no IV Curso de Inverno em Biologia Evolutiva da UFRGS:
Desvendando Árvores Filogenéticas: Construção de Cladograma a partir de Matrizes de Caracteres Morfológicos
Autores: Bárbara Letícia Botura Schünemann e Maico Stochero FiedlerObjetivo: realizar uma aula prática de montagem de cladograma a partir de matrizes de caracteres morfológicos incluindo grupos fósseis e atuais.
A aula será dividida em dois momentos: primeiro os alunos deverão montar o cladograma usando como base a matriz que será entregue a eles.
Serão distribuídas matrizes binárias (0 para estado de ausência e 1 para estado de presença) de 5 taxa (tubarão-branco, Tiktaalik, Acanthostega, salamandra e de mamífero) com 5 caracteres. A partir dessa matriz, os alunos serão convidados a montar uma árvore filogenética relacionando o grau de parentesco entre os indivíduos.
No segundo momento, será entregue imagens dos animais utilizados na matriz, para que eles construam o cladograma gerado no primeiro momento em uma folha de EVA onde as imagens serão fixadas com velcro na árvore, conforme as relações aferidas através da matriz.
A ideia é mostrar ao final 1) como são inferidas as relações filogenéticas entre grupos vivos e fósseis a partir de atributos morfológicos 2) que não podemos afirmar que a espécie fóssil que possua características intermediárias entre dois clados, seja o ancestral comum dos organismos atuais de um clado, por exemplo, não podemos afirmar se o Tiktaalik, que possui caracteres meio aquático meio terrestre seja o ancestral comum de todos os tetrápodes atuais.
Novidades Evolutivas em Cavalos-marinhos
Autora: Mariana Mazza SantosA teoria evolutiva conserva papel fundamental nas discussões entre os biólogos e, atualmente, ela estrutura e integra diferentes ramos da Biologia. Em decorrência disso, esperava-se que ela fosse balizadora do ensino de Ciências e Biologia. A evolução é corriqueiramente repassada nos livros didáticos como um processo linear, indo daquilo que convencionamos chamar do menor para o maior, sem influência do tempo e/ou espaço. Fica evidente desta forma as interpretações errôneas referentes aos conceitos científicos, onde ressalta-se a existência de preceitos prontos e acabados.
Com base nesse contexto, proponho explanar como alguns grupos são retratados nos livros didáticos do ensino médio, focando nos peixes, em especial nos cavalos-marinhos. Os representantes desta espécie apresentam morfologia especializada, e tais estruturas o excluem do padrão a ser seguido para supor que esses peixes poderiam ser um "ancestral" comum a todos os tetrápodes. Apresentarei um artigo que discorre sobre as novidades evolutivas dos cavalos-marinhos, quando comparadas a outros teleósteos, complementando com a discussão abordada no capítulo “Sistemática Filogenética: Abordando a evolução em sala de aula” referente ao livro Biologia Evolutiva.
Criação de “Vestígios” no Espaço Escolar
Autora: Sabrina de A. ReschkeParalelamente às atividades de estudo da Terra, placas tectônicas, formação de rochas, formação de vulcões, de fósseis, todos assuntos pertencentes ao currículo de 6º ano do ensino fundamental, propus aos meus alunos que reproduzíssemos “vestígios” para nossa Mostra de Ciências.
Fazendo uso de imagens de diferentes patas de diversos animais, os alunos ampliaram os desenhos e moldaram as patas em argila. Fizeram pegadas em solo arenoso e produziram moldes, em gesso, que foram distribuídos conforme a curiosidade do visitante!
Evolução Biológica: O Jogo
Autor: Daniel Castro MartignagoJogo de tabuleiro para alunos do Ensino Médio acerca de Evolução Biológica.